8 de ago. de 2012

O primeiro catecismo cristão




Por Davi Lago

No início da igreja Pedro discursou sobre a salvação em Jesus Cristo. Ao término de sua mensagem, a multidão perguntou: “que faremos?”.

Pedro respondeu: “Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo” (Atos 2.38).

Encontramos aqui uma espécie de catecismo, ou seja, uma instrução nos princípios da fé cristã.

Quais princípios elementares foram destacados por Pedro?

1. Conversão: para ser cristão é necessário arrependimento dos pecados e fé em Jesus como Salvador. É necessária uma reviravolta da alma e o corte de muitos vínculos que nos prendiam à velha vida.

2. Batismo: o batismo é uma representação exterior da conversão que ocorreu no nosso interior. O batismo anuncia publicamente que morremos para a velha e renascemos para uma nova vida.

3. Compromisso pessoal com Jesus Cristo: quando nos tornamos cristãos estamos afirmando que temos uma relação direta com Jesus Cristo. Essa é a nova vida: despojar-se de si mesmo e aderir a Jesus, crer que ele é o Filho de Deus.

4. Acolhida do Espírito Santo: Para nos capacitar a viver essa nova vida em Cristo Jesus, o Espírito Santo enche nosso coração. Ele é o Espírito de sequência da nossa caminhada com Jesus.