28 de abr. de 2014

SOCORRO! PRECISAMOS DE LÍDERES CRISTÃOS CAPACITADOS PARA TREINAREM A NOVA GERAÇÃO





Por Davi Lago

A igreja do amanhã precisará de capacitação divina para entender e superar grandes desafios, como por exemplo: o pensamento pós-cristão e pluralista enraizado na academia; a alienação hedonista da juventude; o esgotamento da credibilidade do protestantismo evangelical por causa da teologia da prosperidade; a crise ecológica sem precedentes; a falta de preparo e visão dos líderes atuais para capacitar a nova geração.

Esse último desafio muito preocupa. A igreja brasileira tem POUQUÍSSIMOS líderes mais velhos realmente capacitados para inspirarem a nova geração de líderes. É óbvio que nossa fé não depende de homens, mas também é óbvio que jovens precisam de referências para tudo na vida (Tt 2.6-8). E o fato é: diariamente recebo emails de líderes jovens desesperados com os usos e abusos de pastores mais velhos, que já não escutam ninguém, nem a Deus. Somos uma geração órfã de pais espirituais. Recebi um email de um jovem líder com o título: "SOCORRO! MEU LÍDER ENLOUQUECEU!".

Por um lado, há líderes de cabeça branca que, a essa altura da vida, deveriam colaborar mas só atrapalham. Líderes lentos, previsíveis, com vasto repertório de atitudes mesquinhas e pequenas. Líderes que idolatram a si próprios. Líderes com forte ímpeto de autoendeusamento.

Por outro lado, a juventude está enfadada de líderes velhos cínicos, amargurados, que só reclamam e não tem propostas para nada. "Tudo bem Davi, mas você é apenas um jovem, quando for velho vai entender melhor as coisas, a vida e a igreja". Perdoem-me os velhos ensimesmados que pensam assim, mas não tomem o fracasso de vocês como base para nada. Sei que a vida não é um mar de rosas, que no mundo temos aflições, que tudo é vaidade, etc, mas amigos, eu creio nas Escrituras, eu creio em Jesus Cristo, eu creio no poder da ressurreição.

É compreensível que os líderes mais velhos ranzinzas sejam chatos e fiquem reclamando de tudo, afinal, a vida deles foi muito ruim e por isso são frustrados. Mas até o SUPREMO PAPA DOS HOMENS VELHOS CHATOS, o Eclesiastes, chegou a conclusões inspiradoras para os jovens. Ele escreveu: "Alegre-se, jovem, na sua mocidade" (Ec 11.9), "Lembra do teu Criador nos dias da tua mocidade" (Ec 12.1), "Tema Deus e obedeça ao seus mandamentos" (12.13). O problema é que o líderes velhos chatos de hoje param na reclamação: "Que grande inutilidade! Que grande inutilidade! Nada faz sentido!" (Ec 1.2).

A juventude precisa de mentores que sejam asas e não gaiolas.

Enfim, cabe a liderança jovem pedir misericórdia a Deus e olhar para Jesus. Creio que também é útil aprender com os textos de grandes líderes cristãos do passado, verdadeiros estadistas de Deus, homens de visão e coração grande como Charles Spurgeon (jovens, leiam toda a série "Lições aos Meus Alunos"), John Stott (leiam tudo que ele escreveu), Eugene Peterson, Richard Baxter, etc. Há esperança.