3 de fev. de 2013

Princípios bíblicos da intercessão



Um mini-estudo bíblico escrito por Davi Lago

Intercessão envolve persistência/perseverança
Interceder é guerrear. Intercessão envolve uma atitude combativa, não passiva. Jesus mostrou o tom da intercessão: “Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta. Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta” (Mt 7.7-8). Persistência, perseverança, esperança, clamor, importunação fazem parte da intercessão. Conforme registrado em Gênesis 32, Jacó lutou com Deus. Devemos lutar em oração e insistir com Deus: “Eu não te deixarei ir, a não ser que me abençoes” (Gn 32.26).

George Müller, grande homem de Deus, intercedeu a vida toda por três amigos não cristãos. O primeiro se converteu a Cristo. Algum tempo depois o segundo amigo também se converteu. Mas o terceiro não se converteu e George Müller morreu. No entanto, no momento do enterro de George Müller, aquele terceiro amigo apareceu e disse: “Parem o enterro. Esse homem orou a vida inteira para que eu fosse salvo. Ele não será enterrado antes que isso aconteça. Por isso, neste momento, eu entrego minha vida a Jesus Cristo”. Deus ouviu as orações perseverantes de George Müller.

Intercessão envolve amor
Interceder é amar. Intercedemos quando deixamos o amor de Deus guiar as nossas vidas. Quando amamos, abrimos o coração para renunciar, abrir mão da nossa vontade, entregar, doar e interceder. Para interceder precisamos pedir a Deus que inunde nosso coração com seu amor. "O amor deve ser sincero" (Rm 12.9).

Intercessão envolve sinceridade/pureza de motivos
Sinceridade é fundamental na intercessão. Devemos pedir com a motivação correta: “Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres” (Tg 4.3).

Intercessão envolve santidade
Devemos manter um relacionamento com Jesus: “Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido” (Jo 15.7). Deus não tem nenhum compromisso com orações de pessoas que não o amam e desobedecem a seus mandamentos. Por isso, uma vida de santidade também é fundamental nas nossas súplicas a Deus. A oração do ímpio não tem poder, mas “a oração de um justo é poderosa e eficaz” (Tg 5.16).

Intercessão envolve fé
Você pode fazer qualquer coisa sem fé, mas nada que agrade a Deus. Sem fé é impossível agradar a Deus (Hb 11.6). Devemos interceder com fé: “E tudo o que pedirem em oração, se crerem, vocês receberão” (Mt 21.22).

Intercessão envolve submissão à vontade de Deus
Robert Law disse: “oração não é insistir para que a vontade do homem seja feita no céu, mas para que a vontade de Deus seja feita na terra”. Devemos interceder segundo a vontade de Deus: “Esta é a confiança que temos ao nos aproximarmos de Deus: se pedirmos alguma coisa de acordo com a vontade de Deus, ele nos ouvirá. E se sabemos que ele nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que temos o que dele pedimos” (1Jo 5.14-15).