31 de out. de 2011

Sangue protestante

Por Davi Lago




Sou protestante como Lutero, que protestou contra a hipocrisia religiosa de seu tempo.

Sou protestante como Johannes Kepler, a figura-chave da revolução científica do século XVII, que afirmou: “quanto mais estudo os céus, mais contemplo a perfeição de Deus”.

Sou protestante como Johann Sebastian Bach, o maior compositor de todos os tempos, que escrevia em cada partitura: “Somente a Deus seja a glória”.

Sou protestante como William Wilberforce, que protestou contra a escravidão e se tornou a figura central na abolição do regime escravista mundial.

Sou protestante como C. S. Lewis, que disse: "Eu acredito no cristianismo como acredito que o sol nasce todo dia. Não apenas porque o vejo, mas porque através dele eu vejo tudo ao meu redor."

Sou protestante como Martin Luther King, que protestou e conquistou os direitos civis para os negros norte-americanos.

Sou protestante como Michael Faraday, descobridor do eletromagnetismo. Dizem que se o Nobel existisse em seu tempo ele teria ganho sozinho cinco prêmios. Sua última frase foi: “Eu sei em quem tenho crido!”.

Sou protestante como John Wycliffe e Jan Hus, que já protestavam antes da Reforma contra o falso cristianismo. Assim como eles quero estar preparado para selar o protesto com meu sangue.

Sou protestante como Dietrich Bonhoeffer, que protestou contra o nazismo e foi assassinado pela sua insubordinação à tirania fascista.

Sou protestante como William Booth, que protestou ao ver milhares de mendigos nas ruas e fundou o Exército da Salvação.

Sou protestante como Calvino, que protestou contra a ignorância teológica de seu tempo.

Sou protestante porque a Escritura não me permite ser conformado.