Por Davi Lago
“Eu creio em Deus mas não entendo nada”, disse-me um interessado em conhecer a fé cristã.
Cascão: O pecado
Jesus utilizou muitas parábolas para explicar sua mensagem. Da mesma forma os principais personagens da Turma da Mônica, amados por todos nós desde a infância, podem ajudar na compreensão de três pontos cruciais da vida cristã.
Cascão: O pecado
O Cascão é sujo e imundo e odeia água. Da mesma forma, todos os seres humanos estão sujos espiritualmente diante de Deus por causa do pecado. A Bíblia é muito clara em afirmar que “todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus” (Romanos 3.23). A Escritura ensina que pecado é a rebeldia contra Deus e os pecadores estão condenados à destruição eterna: “Pois o salário do pecado é a morte” (Romanos 6.23).
Assim como o Cascão ama ser sujo e abomina a água e a limpeza, o ser humano ama o pecado: prostituição, mentira, arrogância, trapaças, vaidade, etc. Jesus disse que é de dentro dos nossos corações que brota a sujeira do pecado: “O que sai do homem é que o torna ‘impuro’. Pois do coração dos homens vêm os maus pensamentos, as imoralidades sexuais, os roubos, os homicídios, os adultérios, as cobiças, as maldades, o engano, a devassidão, a inveja, a calúnia, a arrogância e a insensatez. Todos esses males vêm de dentro e tornam o homem ‘impuro’” (Marcos 7.20-23).
Mônica, Cebolinha e Sansão: A salvação
O Cebolinha é travesso e vive elaborando “planos infalíveis” para destruir o coelhinho de pelúcia da Mônica – o Sansão. Mas a Mônica sempre resgata o Sansão e arrebenta o Cebolinha. Da mesma forma, o Diabo procura nos separar de Deus. Ele também elabora planos infalíveis como o Cebolinha. A Bíblia afirma isso de modo explícito: “Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do Diabo” (Efésios 6.11).
Da mesma forma que o Sansão não pode fazer nada sozinho para escapar das mãos do Cebolinha, nós não podemos fazer nada sozinhos para escapar da condenação do pecado. Mas do mesmo jeito que a Mônica vem em socorro do Sansão, Deus, por sua graça e misericórdia, nos salvou quando enviou Jesus para morrer na cruz pelos nossos pecados. Jesus é nosso substituto. Nenhum homem é salvo por méritos próprios. “Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras para que ninguém se glorie” (Efésios 2.8-9).
Por fim, assim como a Mônica arrebenta o Cebolinha, Jesus arrebenta o Diabo: “Para isso o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do Diabo” (1João 3.8).
Magali: A vida cristã
Assim como a Magali se alimenta bem e tem ótima saúde, as pessoas que foram salvas por Deus precisam se alimentar espiritualmente com a Bíblia para ter uma vida cristã saudável. Jesus disse: “Nem só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que procede da boca de Deus” (Mateus 4.4). Uma vez salvos, devemos crescer na vida cristã. “Pois se alguém está em Cristo é nova criatura, as coisas velhas se passaram, tudo se fez novo” (2Coríntios 5.17). Nosso alvo é sermos a cada dia mais semelhantes a Jesus Cristo.
Conclusão
Estamos todos sujos espiritualmente por causa do pecado. Para receber a salvação é necessário arrependimento e fé. “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça” (1João 1.9), “Lavai-vos e purificai-vos” (Isaías 1.16). Que possamos abandonar o pecado e viver na pureza do evangelho. Abandone a arrogância e seja simples como Chico Bento.