29 de jun. de 2011

Remédios bíblicos para a insônia

Por Davi Lago

No início do século 21 a humanidade se deparou com novas doenças e paranóias causadas pela tecnologia. Por exemplo, muitas pessoas sofrem da “síndrome da vibração fantasma”, ou seja, pensam com regularidade que o telefone celular está tocando no bolso ou na bolsa, mas na verdade ele não está. Você jura que ele estava tocando, mas ele não estava. Existe o “vício em portáteis”: o indivíduo carrega iPods, iPads, iPhones e fica atualizando o email, o twitter, o facebook de segundo em segundo. Esses viciados vivem com uma ansiedade eterna. Existem muitos casos de lesão por esforço repetitivo em pessoas que enviam torpedos e digitam o dia todo. Muitos estão perdendo a visão tamanha a exposição à tela do computador.
Contudo, gostaria de destacar aqui a posição da insônia na contemporaneidade. Hoje é considerado normal as pessoas diminuírem o tempo de sono a fim de conseguir mais algumas horas para trabalhar. Tudo funciona 24 horas. Há pessoas viciadas em café. Conheci um menino no trabalho que tomava tanto café que começou a espirrar de olho aberto e a abrir a porta antes da pessoa bater. Perceba que grande parte dos acidentes automobilísticos é causado pela fadiga do motorista. As pessoas estão cansadas, tão cansadas que um homem me disse: “Davi, estou cansado de estar cansado!”. A insônia é uma triste realidade para muitas pessoas – tanto mais velhas quanto mais jovens.
Não devemos dar uma ênfase exagerada no sono: “Não ames o sono, para que não empobreças; abre os teus olhos e te fartarás de pão” (Provérbios 20.13). Devemos valorizar o sono na medida correta: Dormir é uma necessidade humana elementar. Passamos aproximadamente um terço da nossa vida dormindo. Adão aparece dormindo logo no capítulo 2 de Gênesis. Jesus disse para seus discípulos: “Venham comigo para um lugar deserto e descansem um pouco” (Marcos 6.31). O pregador Charles Spurgeon disse no seu sermão O sono peculiar dos santos: “O sono é o melhor médico que eu conheço. O sono tem cicatrizado mais dores nos ossos que os mais eminentes médicos sobre a terra”.
Dormir bem é um dom de Deus. O livro dos Salmos afirma isso várias vezes: “O Senhor concede o sono àqueles a quem ele ama” (Salmo 127.2); “Eu me deito e durmo, e torno a acordar, porque é o Senhor que me sustém” (Salmo 3.5); “Em paz me deito e logo adormeço, pois só tu, SENHOR, me fazes viver em segurança” (Salmo 4.8). Esses Salmos ensinam que Deus cuida de nós e por isso podemos e devemos dormir em paz.
No entanto, é triste constatar a grande quantidade de pessoas que não conseguem dormir direito. A Bíblia aponta para algumas causas frequentes da insônia.
AS CAUSAS DA INSÔNIA
1. Enfermidade: Jó ficou desesperado sem dormir por causa de uma enfermidade: “Quando me deito, fico pensando: quanto vai demorar para eu me levantar? A noite se arrasta, e eu fico me virando na cama até o amanhecer. Meu corpo está coberto de vermes e cascas de ferida, minha pele está rachada e vertendo pus” (Jó 7.4,5).
2. Preocupação por causa das riquezas: O rei Salomão alertou para o fato de que as riquezas tiram o sono de muita gente: “O sono do trabalhador é ameno, quer coma pouco, quer coma muito, mas a fartura de um homem rico não lhe dá oportunidade para dormir” (Eclesiastes 5.12). O dinheiro pode comprar uma cama, mas não o sono.
3. Tristeza e remorso: O rei da Babilônia mandou Daniel para a cova dos leões. A tristeza e o remorso que ele carregou no coração não permitiram que ele dormisse: “Tendo voltado ao palácio, o rei passou a noite sem comer e não aceitou nenhum divertimento em sua presença. Além disso, não conseguiu dormir” (Daniel 6.18). Quantas pessoas hoje não dormem por causa da depressão, do abandono, da solidão.
4. Maldade: A Bíblia afirma ainda que a maldade no coração também impedem muitas pessoas de dormirem: “Porque eles não conseguem dormir enquanto não fazem o mal; perdem o sono se não causarem a ruína de alguém” (Provérbios 4.16).
5. Pecado: Por fim, é necessário afirmar a perversidade do pecado como causa de insônia na vida de muitas pessoas: “Vocês viverão em constante incerteza, cheios de terror, dia e noite, sem nenhuma segurança na vida. De manhã dirão: ‘quem me dera fosse noite’, e de dia dirão: ‘quem me dera fosse dia’” (Deteuronômio 28.66-67).
COMO DESCANSAR NUM MUNDO PERTURBADO?
Existem algumas coisas a serem feitas para vencer a insônia. A Bíblia aponta alguns caminhos importantes:
1. Entregando toda a vida a Cristo: Jesus disse: “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso” (Mateus 11.28). A primeira atitude a tomar para buscar o descanso de Deus é ir a Cristo. Ele disse: “Venham a mim”. Para isso, é necessário abandonarmos nosso caminho errado. “Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo” (Romanos 5.1).
Qual a palavra mais triste que existe? Para T.S. Eliot: tristeza; para John Keats: desamparado; para Bernard M. Baruch Statesman: desesperança; para Tolstoi: ateísmo. Na verdade todas essas palavras colocadas juntas expressam a situação de uma pessoa sem Deus, sem Cristo. Ela é triste, desamparada, sem esperança, sem paz. A Bíblia diz que sem Deus jamais uma pessoa pode experimentar a plenitude da paz: “Mas os ímpios são como o mar agitado que não se pode aquietar” (Isaías 57.20).
2. Guardando a sensatez e o equilíbrio: Outra maneira de superar a insônia é vivendo uma vida sóbria, equilibrada, com sensatez e moderação: “Meu filho, guarde consigo a sensatez e o equilíbrio [...] Então [...] quando se deitar, não terá medo, e o seu sono será tranquilo” (Provérbios 3.21,23). Vivemos numa cultura do excesso, do desperdício, do supérfluo. Nesse mundo tudo é descartado, tudo muda muito rápido, tudo gera ansiedade. Uma vida com equilibrio financeiro, equilibrio na alimentação, equilibrio nas relações familiares é uma vida vitoriosa contra a insônia.
3. Meditando em Deus: Elevar os pensamentos a Deus na hora de dormir é um caminho para vencer a insônia. O salmista disse: “Quando me deito lembro-me de ti; penso em ti durante as vigílias da noite” (Salmo 63.6). Não adianta simplemente anestesiar o cérebro com calmantes. O corpo dorme e o espírito permanece aflito com pesadelos e sonhos angustiantes. É preciso elevar a mente ao Senhor, pensar no seu cuidado, carinho e salvação oferecida em Cristo Jesus. Sempre há motivos para louvar a Deus, mesmo em meio a uma enfermidade, por exemplo. A doença pode ser terrível, mas não pode quebrar a esperança, diminuir a fé, abalar a confiança, destruir a amizade, matar a alma, reduzir a vida eterna, afetar o poder da ressurreição. Pense em Deus, converse com Deus. “Ora, nós, os que temos crido, entramos no descanso” (Hebreus 4.3).
CONCLUSÃO
Jesus proibiu seus discípulos de andarem ansiosos porque a ansiedade é falta de fé. Nosso sono deve ser tranquilo porque temos uma alma satisfeita em Deus, um coração tranquilo quanto ao futuro. Que as palavras de Jesus estejam encravadas em nossos corações: “Deixo-lhes a paz. A minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo” (João 14.27).