Davi Pereira do Lago é Mestre em Teoria do Direito (PUC/MG), especialista em Filosofia Contemporânea (PUC/MG) e Storytelling, Transmídia e Branded Content (ESPM/SP). Sua dissertação "A influência do calvinismo na fundação da democracia norte-americana", foi aprovada com nota máxima e distinção “cum laude”. Editor do tabloide cultural “A Distopia”. Conselheiro do Instituto Pensando o Brasil. Co-Fundador da Chocadeira Mini Hub – Plataforma de Negócios Criativos em Belo Horizonte. Casado com Natália e pai de Maria.
30 de jun. de 2011
29 de jun. de 2011
Remédios bíblicos para a insônia
Por Davi Lago
No início do século 21 a humanidade se deparou com novas doenças e paranóias causadas pela tecnologia. Por exemplo, muitas pessoas sofrem da “síndrome da vibração fantasma”, ou seja, pensam com regularidade que o telefone celular está tocando no bolso ou na bolsa, mas na verdade ele não está. Você jura que ele estava tocando, mas ele não estava. Existe o “vício em portáteis”: o indivíduo carrega iPods, iPads, iPhones e fica atualizando o email, o twitter, o facebook de segundo em segundo. Esses viciados vivem com uma ansiedade eterna. Existem muitos casos de lesão por esforço repetitivo em pessoas que enviam torpedos e digitam o dia todo. Muitos estão perdendo a visão tamanha a exposição à tela do computador.
Contudo, gostaria de destacar aqui a posição da insônia na contemporaneidade. Hoje é considerado normal as pessoas diminuírem o tempo de sono a fim de conseguir mais algumas horas para trabalhar. Tudo funciona 24 horas. Há pessoas viciadas em café. Conheci um menino no trabalho que tomava tanto café que começou a espirrar de olho aberto e a abrir a porta antes da pessoa bater. Perceba que grande parte dos acidentes automobilísticos é causado pela fadiga do motorista. As pessoas estão cansadas, tão cansadas que um homem me disse: “Davi, estou cansado de estar cansado!”. A insônia é uma triste realidade para muitas pessoas – tanto mais velhas quanto mais jovens.
Não devemos dar uma ênfase exagerada no sono: “Não ames o sono, para que não empobreças; abre os teus olhos e te fartarás de pão” (Provérbios 20.13). Devemos valorizar o sono na medida correta: Dormir é uma necessidade humana elementar. Passamos aproximadamente um terço da nossa vida dormindo. Adão aparece dormindo logo no capítulo 2 de Gênesis. Jesus disse para seus discípulos: “Venham comigo para um lugar deserto e descansem um pouco” (Marcos 6.31). O pregador Charles Spurgeon disse no seu sermão O sono peculiar dos santos: “O sono é o melhor médico que eu conheço. O sono tem cicatrizado mais dores nos ossos que os mais eminentes médicos sobre a terra”.
Dormir bem é um dom de Deus. O livro dos Salmos afirma isso várias vezes: “O Senhor concede o sono àqueles a quem ele ama” (Salmo 127.2); “Eu me deito e durmo, e torno a acordar, porque é o Senhor que me sustém” (Salmo 3.5); “Em paz me deito e logo adormeço, pois só tu, SENHOR, me fazes viver em segurança” (Salmo 4.8). Esses Salmos ensinam que Deus cuida de nós e por isso podemos e devemos dormir em paz.
No entanto, é triste constatar a grande quantidade de pessoas que não conseguem dormir direito. A Bíblia aponta para algumas causas frequentes da insônia.
AS CAUSAS DA INSÔNIA
1. Enfermidade: Jó ficou desesperado sem dormir por causa de uma enfermidade: “Quando me deito, fico pensando: quanto vai demorar para eu me levantar? A noite se arrasta, e eu fico me virando na cama até o amanhecer. Meu corpo está coberto de vermes e cascas de ferida, minha pele está rachada e vertendo pus” (Jó 7.4,5).
2. Preocupação por causa das riquezas: O rei Salomão alertou para o fato de que as riquezas tiram o sono de muita gente: “O sono do trabalhador é ameno, quer coma pouco, quer coma muito, mas a fartura de um homem rico não lhe dá oportunidade para dormir” (Eclesiastes 5.12). O dinheiro pode comprar uma cama, mas não o sono.
3. Tristeza e remorso: O rei da Babilônia mandou Daniel para a cova dos leões. A tristeza e o remorso que ele carregou no coração não permitiram que ele dormisse: “Tendo voltado ao palácio, o rei passou a noite sem comer e não aceitou nenhum divertimento em sua presença. Além disso, não conseguiu dormir” (Daniel 6.18). Quantas pessoas hoje não dormem por causa da depressão, do abandono, da solidão.
4. Maldade: A Bíblia afirma ainda que a maldade no coração também impedem muitas pessoas de dormirem: “Porque eles não conseguem dormir enquanto não fazem o mal; perdem o sono se não causarem a ruína de alguém” (Provérbios 4.16).
5. Pecado: Por fim, é necessário afirmar a perversidade do pecado como causa de insônia na vida de muitas pessoas: “Vocês viverão em constante incerteza, cheios de terror, dia e noite, sem nenhuma segurança na vida. De manhã dirão: ‘quem me dera fosse noite’, e de dia dirão: ‘quem me dera fosse dia’” (Deteuronômio 28.66-67).
COMO DESCANSAR NUM MUNDO PERTURBADO?
Existem algumas coisas a serem feitas para vencer a insônia. A Bíblia aponta alguns caminhos importantes:
1. Entregando toda a vida a Cristo: Jesus disse: “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso” (Mateus 11.28). A primeira atitude a tomar para buscar o descanso de Deus é ir a Cristo. Ele disse: “Venham a mim”. Para isso, é necessário abandonarmos nosso caminho errado. “Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo” (Romanos 5.1).
Qual a palavra mais triste que existe? Para T.S. Eliot: tristeza; para John Keats: desamparado; para Bernard M. Baruch Statesman: desesperança; para Tolstoi: ateísmo. Na verdade todas essas palavras colocadas juntas expressam a situação de uma pessoa sem Deus, sem Cristo. Ela é triste, desamparada, sem esperança, sem paz. A Bíblia diz que sem Deus jamais uma pessoa pode experimentar a plenitude da paz: “Mas os ímpios são como o mar agitado que não se pode aquietar” (Isaías 57.20).
2. Guardando a sensatez e o equilíbrio: Outra maneira de superar a insônia é vivendo uma vida sóbria, equilibrada, com sensatez e moderação: “Meu filho, guarde consigo a sensatez e o equilíbrio [...] Então [...] quando se deitar, não terá medo, e o seu sono será tranquilo” (Provérbios 3.21,23). Vivemos numa cultura do excesso, do desperdício, do supérfluo. Nesse mundo tudo é descartado, tudo muda muito rápido, tudo gera ansiedade. Uma vida com equilibrio financeiro, equilibrio na alimentação, equilibrio nas relações familiares é uma vida vitoriosa contra a insônia.
3. Meditando em Deus: Elevar os pensamentos a Deus na hora de dormir é um caminho para vencer a insônia. O salmista disse: “Quando me deito lembro-me de ti; penso em ti durante as vigílias da noite” (Salmo 63.6). Não adianta simplemente anestesiar o cérebro com calmantes. O corpo dorme e o espírito permanece aflito com pesadelos e sonhos angustiantes. É preciso elevar a mente ao Senhor, pensar no seu cuidado, carinho e salvação oferecida em Cristo Jesus. Sempre há motivos para louvar a Deus, mesmo em meio a uma enfermidade, por exemplo. A doença pode ser terrível, mas não pode quebrar a esperança, diminuir a fé, abalar a confiança, destruir a amizade, matar a alma, reduzir a vida eterna, afetar o poder da ressurreição. Pense em Deus, converse com Deus. “Ora, nós, os que temos crido, entramos no descanso” (Hebreus 4.3).
CONCLUSÃO
Jesus proibiu seus discípulos de andarem ansiosos porque a ansiedade é falta de fé. Nosso sono deve ser tranquilo porque temos uma alma satisfeita em Deus, um coração tranquilo quanto ao futuro. Que as palavras de Jesus estejam encravadas em nossos corações: “Deixo-lhes a paz. A minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo” (João 14.27).
Só vou para o céu se for open bar
[um sermão pregado por]
Davi Lago
Homer Simpson disse em tempos pós-modernos: “O álcool é a causa e a solução de todos os problemas”. Mas o filósofo Sêneca já havia dito há aproximadamente dois mil anos: “A embriaguez não é nada mais que a loucura voluntária”.
Um colega meu estava dirigindo completamente chapado até ser parado numa blitz. Ele estava tão alucinado que começou a mastigar o bafômetro. Ele literalmente não sabia em que planeta que estava.
Na faculdade de Direito onde me formei, o ano sempre começava com a recepção de calouros na festa “entra direito, sai torto”. Depois havia inúmeras cervejadas, choppadas, tequiladas, vinhadas no carnaval. Depois do carnaval havia a “festa da ressaca”. Depois da festa da ressaca havia o “reveillon fora de época”, e assim por diante. Hoje há contratos de comissão de formatura que incluem uma cadeira de rodas para carregar o formando ao fim do baile.
Hoje praticamente não existe um único flyer distribuido nas portas das universidades que não contenha a expressão “open bar”. Ou seja, “bar aberto”: você paga um valor no ingresso e pode beber até cair. Ouvi até mesmo falar de uma comunidade virtual chamada: “Só vou pro céu se for open bar”. O engraçado é que o céu realmente é um gigantesco open bar. Um dos textos mais famosos da Bíblia diz: “O Espírito e a noiva dizem: ‘Vem!’ E todo aquele que ouvir diga: ‘Vem!’ Quem tiver sede, venha; e quem quiser, beba de graça da água da vida” (Apocalipse 22.17).
COMO FUNCIONA O OPEN BAR DO CÉU
1. É open bar de água da vida
A primeira característica do open bar do céu é que ele não é um open bar que te ajuda a morrer. No céu a festa é regada com água da vida, a água que sacia toda sede. E perceba que o ser humano tem muitas sedes. Por exemplo, sede de relacionamentos, sede de conhecimento, sede de amor. Mas, acima de tudo, o ser humano tem sede de Deus, uma sede espiritual, um buraco interior no formato de Deus.
Um homem me procurou recentemente desesperado porque sua filha estava chorando desenfreadamente sem saber o motivo por dois dias. Todos estão em busca dessa água da vida: o vegan, o pacifista, o punk. A geração Y procura saciar essa sede passando horas na academia, virando uma caneca de café após a outra, intoxicando-se com o mundo virtual, enchendo a cabeça com filosofias céticas, partindo para a violência e rebeldia sem causa, alienando-se na frente da televisão, absorvendo-se na vida das celebridades, gastando o dinheiro que tem e o que não tem no shopping, acompanhando doentiamente um time de futebol, partindo para o sexo livre.
Enfim, somente Deus tem a água que sacia esse sede espiritual. O salmista disse: “Assim como a corsa anseia por águas correntes, minha alma tem sede de ti, ó Deus” (Sl 42.1). Não canso de repetir as palavras do maior romancista russo de todos os tempos, Fiodór Dostoievski: “Há no homem um vazio do tamanho de Deus”.
2. É open bar gratuito
A segunda característica do open bar celestial é que ele é gratuito. Por aqui as festas custam algo. Normalmente há um desconto para as mulheres, mas mesmo assim elas tem que pagar. Mas no céu o open bar é gratuito: “beba de graça” diz o texto de Apocalipse 22.17.
Note que nós gostamos de sentir que pagamos por algo e estamos no controle da situação. Nada melhor do que exigir os seus direitos. Quando pagamos por algo gostamos de reclamar, exigir coisas, maltratar os outros. Queremos garantir nossa satisfação e ter o orgulho de pagar tudo. Perceba também que aquele que menos paga é o que mais reclama no restaurante.
Mas no céu não existe isso. Ninguém pode comprar a salvação. A salvação não se refere aquilo que você deve fazer, mas aquilo que já foi feito por Jesus. Foi Jesus quem morreu no lugar dos pecadores. Nas religiões existem infinitos ritos, mandamentos, rituais de purificação. Você deve fazer algo para ser salvo. No cristianismo existe Jesus e nada mais. Ele já providenciou a salvação. Jesus não é grande simplesmente, Jesus é único.
3. É open bar sem censura
A terceira característica do open bar do céu é que ele não tem censura. Normalmente as festanças na terra tem censura de 18 anos, e muitos adolescentes correm atrás de identidades falsas para entrar na farra. Mas no céu não há censura. Apocalipse 22.17 diz: “Quem tiver sede venha... quem quiser venha”, ou seja, é um convite aberto para todo tipo de pessoa: rico, pobre, petista, tucano, assassino, ativista social, homem, mulher, velho, criança, todo mundo é convidado.
4. É open bar com dois promoters poderosos
Em quarto lugar, o open bar do céu tem dois promoters muito poderosos: O Espírito Santo e a Noiva. São eles quem promovem a festa, são eles que convidam as pessoas. A Noiva é a Igreja: “Regozijemo-nos! Vamos alegrar-nos e dar-lhe glória! Pois chegou a hora do casamento do Cordeiro, e a sua noiva já se aprontou” (Apocalipse 19.7). O Espírito e a Igreja querem glorificar a Jesus.
No nosso texto em Apocalipse 22.17, na verdade há dois chamados. Primeiro o Espírito e a Igreja estão chamando Jesus, estão fazendo uma oração: “O Espírito e a noiva dizem: ‘Vem!’ E todo aquele que ouvir diga: ‘Vem!’”. E Jesus responde três vezes nesse capítulo que ele realmente vem (veja versos 7, 12 e 20). E, em segundo, o Espírito e a Igreja convidam a todos os pecadores: “Quem tiver sede, venha; e quem quiser, beba de graça da água da vida”. Você que já é um cristão está promovendo essa festa? Você está chamando as pessoas para o open bar do céu?
Diante de tudo isso, fica a pergunta: o que devemos fazer para participar dessa festa?
COMO PARTICIPAR DO OPEN BAR DO CÉU
1. Reconheça sua sede
O convite é para “todo aquele que tem sede”. Ou seja, antes de ser salvo você precisa reconhecer sua necessidade de salvação. O único requisito é ter sede. Se você não reconhecer que está enfermo, jamais você irá procurar um médico. Por isso, reconheça, seja honesto consigo mesmo, e confesse que você precisa da ajuda de Deus. Se você for uma pessoa arrogante cheia de vaidade, jamais será salvo. Há um provérbio bíblico que diz: “Quem está satisfeito despreza o mel” (Provérbios 27.7). Por isso, reconheça sua sede. Jesus disse: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba” (João 7.37), e ainda: “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça” (Mateus 5.6).
2. Deseje a salvação
O texto diz: “venha... venha!”. Não fique apenas no reconhecimento, deseje a salvação. Não importa como você está. Na história que Jesus contou do filho pródigo, o rapaz abandona o pai e foge com sua herança adiantada para uma terra distante. Como sabemos, lá ele perde tudo e começa a passar necessidade. Depois de cuidar de porcos ele resolve voltar para casa. A parte mais impressionante da história é a misericórdia do pai em recebê-lo de volta. O rapaz volta para casa sujo e o pai não manda ele se lavar e trocar de roupa. A primeira coisa que o pai faz é abraçar e beijar o filho, mesmo ele estando sujo. O pai não disse: “Vá se lavar primeiro!”. Não. Primeiro ele abraça e beija e depois manda vestir e trocar de roupa. Deus faz o mesmo com os pecadores. Devemos ir ao Pai do jeito que nós estamos. Ele nos recebe com amor e nos purifica de toda imundícia do pecado.
3. Receba Cristo pela fé
Por último, é necessário receber Jesus pela fé. Não adianta saber que está com sede e ter vontade de matar a sede, é necessário beber a água. Jesus declarou: ‘Eu sou o pão da vida. Aquele que vem a mim nunca terá fome; aquele que crê em mim nunca terá sede” (João 6.35). É necessário ir até Cristo e crer nele. Crer é mais do que mero assentimento intelectual, crer é depositar toda a confiança de sua vida nas palavras do Senhor.
CONCLUSÃO
Houve um homem muito bêbado que tinha litros de álcool e vestígios de sangue nas veias. Os mosquitos que o mordiam ficavam chapados. Seu nome era Véio João. Tudo que acontecia na vizinhança era culpa do Véio João. Se um cachorro era atropelado era culpa do Véio João. Mas um dia esse homem encontrou a Cristo e o recebeu como Salvador com fé. Ele abandonou a vida de pinguço e tornou-se um homem decente. Ai ele voltou para o bar para rever os colegas. Todos começaram a gritar: “Lá vem o Véio João!”. Mas ele disse: “Agora não sou mais o Véio João, meu nome agora é Novo João”. Deus quer te fazer uma pessoa nova!
A sede reina no inferno. Está registrado no evangelho de Lucas o grito de um homem no inferno: “Molhe a ponta do dedo na água e refresque a minha língua, porque estou sofrendo muito nesse fogo” (Lucas 16.24). Mas no céu não existe sede. Está escrito nas Escrituras acerca de quem vai para o céu: “Nunca mais terão fome, nunca mais terão sede. Não os afligirá o sol, nem qualquer calor abrasador, pois o Cordeiro que está no centro do trono será o seu Pastor; ele os guiará às fontes de água viva” (Apocalipse 7.16). Abandone as falsa alegrias dessa terra. Receba Cristo pela fé e beba de graça da água da vida.
Assinar:
Postagens (Atom)